Página Inicial
Empresa
Como funciona o Site
Normas Monografia ABNT
Serviços de monografia
Preços Monografia
Pronta entrega Tcc e Monografia
Encomendar Tcc Monografia
Dúvidas
Parcerias
Equipe
Contate-nos
Email Dúvias ou Informações
Nesta seção dicas importantes, confira....

NORMAS ABNT

 

ESTRUTURA DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO OU PÓS GRADUAÇÃO

A estrutura dos trabalhos de Graduação e Pós-Graduação, compreendem os elementos: pré-textuais, textuais e pós-textuais, com aspectos diferenciados quanto ao teor científico que se aprofunda a cada nível. Para facilitar a digitação, existem modelos agrupados para cada nível, ou seja, primeiro para a Graduação, em seguida para a
Pós-Graduação Lato Sensu, e finalmente, para a Pós-Graduação Stricto Sensu.

Cada orientador deve aplicar as normas e direcioná-las de acordo com a natureza técnica e artística, como, por exemplo, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Plásticas, Desenho Industrial, Jornalismo,
Publicidade e Propaganda, Ciência da Computação e outros, que por suas especificidades, possuem estruturas próprias. A obrigatoriedade, nestes casos restringe-se apenas às normas relacionadas às apresentações de citações, referências, notas de rodapé, notas explicativas e as demais apresentadas pela ABNT.

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Os elementos pré-textuais antecedem o texto com informações que, além da identificação, facilitam a utilização. Deve-se observar que alguns elementos são obrigatórios e outros são opcionais. São eles: capa, folha de rosto, ficha catolográfica, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, listas de ilustrações e sumário.

CAPA: é a proteção externa do trabalho, normalmente padronizada pelos curso.

FOLHA DE ROSTO: Contém os elementos essenciais à identificação do trabalho, que devem figurar na seguinte ordem: nome do autor, título principal do trabalho, subtítulo (se houver) precedido de dois pontos, a identificação
da natureza do trabalho, objetivo, nome da instituição e área de concentração, nome do orientador e do co-orientador (se houver), local e ano de depósito (da entrega).

VERSO DA FOLHA DE ROSTO: elaboração e digitação é de responsabilidade da Biblioteca Central da SUA Universidade, pois, a ficha deve seguir o padrão do código de catalogação. Basta encaminhar à SUA Biblioteca.

FOLHA DE APROVAÇÃO: Esta folha deve conter os seguintes elementos: nome do autor, título e subtítulo (se houver) por extenso, local e data de aprovação, nome, instituição e assinatura dos membros componentes da banca
examinadora. É importante que no momento da apresentação ou defesa, o aluno a tenha em mãos para que os membros da banca possam assinála para ser anexada à versão final..

DEDICATÓRIA: É a folha em que o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho. A redação deverá ser simples e direta, evitando-se dedicar a um número exagerado de pessoas..

1.6 AGRADECIMENTO: É a folha em que o autor agradece a todas as pessoas que, de maneira relevante, contribuíram para a realização da pesquisa.

1.7 SUMÁRIO: É a enumeração das principais divisões do trabalho oferecendo ao leitor uma visão global do estudo realizado. Não constam do sumário as folhas anteriores a ele. Seus elementos deverão ser devidamente alinhados
entre si..

1.8 LISTA DE ILUSTRAÇÕES: É elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item acompanhado do respectivo número da página, com lista própria para cada tipo de ilustração (Lista de figuras, Lista de tabelas, Lista de quadros, Lista de abreviaturas e siglas, Lista de símbolos), se a quantidade
justificar o aparecimento da lista.

1.9 LISTA DE SIGLAS, ABREVIATURAS E SÍMBOLOS: devem ser ordenadas alfabeticamente, seguidas de seus significados. Usar uma nova página para cada lista (NB – 14:01.05.001).

RESUMO: É um texto sem parágrafo, que se inicia rente à margem esquerda, apresentando, de maneira sucinta, os pontos relevantes da pesquisa numa seqüência lógica, não sendo, portanto, uma simples enumeração de tópicos.
O resumo deve conter o objetivo do trabalho, a metodologia, os principais resultados e soluções, encontrados ou não, e a conclusão. O texto não deve ultrapassar 500 palavras. O mesmo não deve conter fórmulas,
equações, diagramas, símbolos e citações bibliográficas. Antes do resumo, coloca-se a referência do trabalho em questão e abaixo do mesmo, as palavras-chave.

RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: É uma versão idêntica em seu conteúdo ao resumo na língua vernácula numa das seguintes opções: inglês (Abstract), francês (Résumé), espanhol (Resumen) e italiano (Sunto). Para apresentação dos elementos que compõem este resumo.


abnt.html



DIVISÃO DO TRABALHO

INTRODUÇÃO:A introdução inicia o trabalho anunciando o assunto que está sendo tratado, suas implicações e seus limites. Não apresenta indicação numérica por se tratar de texto introdutório ao trabalho propriamente dito.
Vieira (1998, p. 24) sugere algumas questões que auxiliam na redação da introdução:
- De que assunto trata a sua pesquisa?
- Por que é importante tratar esse assunto?
- Como você tratou o assunto?
- Qual é o seu objetivo?.

DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento corresponde à parte extensa do trabalho, nomeada, também, como corpo do trabalho, no qual se desenvolve a argumentação e se comunicam os resultados da pesquisa.
As idéias são expostas, desenvolvidas e demonstradas, com objetividade, clareza e precisão. O corpo do trabalho pode ser dividido em partes, capítulos e seções (títulos, subtítulos, intertítulos), variando sua estrutura de acordo com a área do conhecimento e a natureza do trabalho, numa numeração progressiva. Cada novo capítulo, inicia uma nova página.
A opção para se apresentar os resultados e a discussão, assim como os capítulos numerados no desenvolvimento do trabalho, dependerão da necessidade e encaminhamento dados pelo orientador.

CONCLUSÃO

É o fecho do trabalho. Recapitulam-se, sinteticamente, os
resultados da monografia elaborada. Deve-se evidenciar qual ou quais hipóteses do trabalho foram comprovadas e de que maneira e as contribuições científicas do tema desenvolvido.
As principais características de uma conclusão são:
- essencialidade;
- brevidade; e
- personalidade.
A conclusão deve ser baseada no que se propôs, ficando evidente uma consistência entre as hipóteses propostas e os objetivos alcançados. Sendo resultado de um trabalho pessoal, é justo que traga idéias pessoais, chegando-se a uma contribuição original, a um conhecimento novo ou, simplesmente, a uma reformulação de
conhecimentos existentes (processo cumulativo).

APÊNDICE: Considerados elementos pós-textuais, alguns autores não estabelecem diferenças entre apêndice e anexo. No entanto, a ABNT NBR 14724, define apêndice como sendo “texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho” (2002, p. 2). Assim sendo, todo material elaborado pelo próprio autor, as técnicas de pesquisa utilizadas: questionários, formulários, entrevistas, história de vida e semelhantes, organogramas, fluxogramas, são considerados apêndices..

ANEXOS:Também na NBR 14724 (2002, p. 2) encontra-se a definição de anexo: “texto ou documento, não elaborado pelo autor que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração”. Constituem-se em suportes
elucidativos e indispensáveis à compreensão do texto. Textos sobre legislação, estatutos, regimentos etc. também deverão ser apresentados em anexo. A paginação deve ser contínua a do texto principal. Havendo mais de um anexo, a identificação deve ser feita por letras maiúsculas..




                                                                               abnt.html

 ENDEREÇO DA ABNT:
Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT .
Av. Treze de Maio, 13 - 28o andar - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20003-900
Telefones: (021) 210-3122 Ramais: 131/127/133
FAX: (021) 532-2143
E-Mail: abnt@embratel.net.br
Home Page:
http://www.abnt.org.br/

Trabalhos prontos

Precisando de um trabalho pronto?
É só seguir o link ao lado!

Fale via e-mail Fale via e-mail                                                                e-Mail contato@localcyber.com   TELEFONE (43) 3348- 8169  
                                                                                  Todos os Direitos reservados © 2009 - Localcyber